Guia propõe abordagem para pacientes com Dermatite Associada à Incontinência (DAI) e a Lesão por Pressão (LP)

A enfermeira estomaterapeuta Jaqueline Santos Sokem elaborou o "Guia educativo para o cuidado ao cliente adulto com lesão por pressão e dermatite associada à incontinência" como resultado do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Dourados. "A minha dissertação teve o objetivo de desenvolver um processo educativo com a equipe de enfermagem sobre Dermatite Associada à Incontinência (DAI) e a Lesão por Pressão (LP). Dessa forma, realizei uma intervenção educativa com a equipe de enfermagem e em conjunto com esta equipe foi decidido que iríamos aprofundar os nossos conhecimentos sobre a DAI e a LP", ressalta Jaqueline.

O guia foi elaborado após a realização deste processo educativo, subsidiado pelos pressupostos teóricos da Educação Permanente em Saúde, pela Metodologia da Problematização e pelos referenciais do autor Paulo Freire. "Todo o relato do processo educativo está nesse guia, assim como as evidências científicas sobre essas lesões. O objetivo do guia é auxiliar os profissionais de saúde que desejam realizar processos educativos sobre estes temas em seu local de trabalho", afirma a autora do guia.

Jaqueline conta que, na vivência como enfermeira estomaterapeuta, sempre ouviu relatos das equipes de saúde sobre a dificuldade de cuidar de pacientes com lesões por pressão. "Diante disso, pensei em elaborar o guia, para auxiliar na formação de profissionais de saúde sobre o assunto. Além disso, percebi a necessidade de abordar sobre o tema de DAI, pois essas duas lesões possuem uma direta interligação, sendo necessária a implementação de medidas de cuidado adequadas para evitar que uma DAI não evolua para uma LP", explica.

Jaqueline agradece a colaboração de colegas e docentes para a elaboração do guia, como o Prof. Dr. Dimitri Beeckman da Universidade de Guent, da Bélgica, que cedeu gentilmente as fotos que integram o livro, no capítulo de DAI, além da importância do direcionamento para a construção do guia pelas orientadoras Profa. Dra. Fabiana Bergamaschi e Profa. Dra. Elaine Watanabe.

O guia pode ser acessado pelo link http://www.sobest.org.br/arquivos/Guia_ebook.pdf

Área do Associado