Acesse o manual "Cuidados às pessoas acometidas pela neuroartropatia de Charcot - orientações para profissionais de saúde"

O Grupo de Pesquisa em Estomaterapia: estomias, feridas agudas e crônicas e incontinências urinária e anal, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (GPETEEUSP), em parceria com a Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), desenvolveu o manual "Cuidados às pessoas acometidas pela neuroartropatia de Charcot - orientações para profissionais de saúde", para orientar os profissionais que atuam junto a população com diabetes.

As doenças secundárias ao Diabetes Mellitus (DM) são consequentes do mau controle metabólico e desenvolvem-se gradualmente. Suas complicações afetam diferentes sistemas corporais. Entre elas, considerada como uma das mais graves, destacam-se as alterações nos pés, que afetam entre 40 a 60 milhões de pessoas em todo o mundo.

Na apresentação do manual, as autoras destacam que "por ser responsável por uma considerável prevalência de amputações, outra importante complicação a ser reconhecida é a Neuroartropatia de Charcot (NC), doença pouco discutida e, muitas vezes, sequer reconhecida pelos profissionais de saúde. Secundária à neuropatia periférica grave, é uma condição devastadora e incapacitante. A realização do diagnóstico precoce da NC é negligenciada em grande parte dos casos e a apresentação dos sinais de alerta na fase inflamatória passam despercebidos".

O manual foi elaborado a partir da dissertação de Mestrado intitulada:" Incidência e fatores de risco para amputação por neuroartropatia de Chacort em pacientes diabéticos: uma coorte retrospectiva", defendida em 2020 pela Mestre em Ciências, Mariana Alves Bandeira, sob orientação da Profa. Dra. Vera Lucia de Conceição de Gouveia Santos, pelo Programa de Pósgraduação em Enfermagem na saúde do adulto da Escola de Enfermagem da USP. A obra traz o levantamento bibliográfico de publicações recentes, diretrizes nacionais e internacionais, além da colaboração de especialistas na temática.

Acesse o conteúdo completo pelo link http://www.sobest.org.br/arquivos/Cuidados_as_pessoas_acometidas_pela_neuroartropatia_de_Charcot-orientacoes_para_profissionais_de_saude.pdf

Área do Associado