Sobest :: Associação Brasileira de Estomaterapia


Estomaterapia - Mercado

Estomaterapia é uma das especialidades de enfermagem em expansão e possui enorme potencial de crescimento no mercado nacional, devido as diversas possibilidades  de atuação do especialista no pais.

O ET poderá desenvolver, além das atividades assistenciais - relacionadas aos aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação - atividades de ensino, pesquisa, administração, vendas, auditoria, assessoria e consultoria entre outros.

Na área assistencial o ET poderá atuar em serviços públicos, privados, ambulatórios, clínicas, consultórios médicos, consultórios  especializados em Estomaterapia, assistência domiciliária, além da possibilidade de ter seu próprio empreendimento.

Na área pública um dos grandes papéis dos ET’s está relacionado à assistência aos estomizados nos inúmeros pólos de assistência existentes as pessoas com estomias nos inúmeros pólos de assistência existentes em todo o Brasil, que possibilitam a todo cidadão brasileiro, receber assistência especializada, gratuita, qualificada e reabilitação adequada.

Outros campos de atuação estão ganhando destaque na especialidade, como a docência e a pesquisa, sendo crescente o número de enfermeiros estomaterapeutas que se dedicam a expandir e produzir novos conhecimentos na área.

A área de consultoria técnica, em especial junto as empresas produtoras de materiais especializados na área cresce, sendo um campo de trabalho que se amplia na atualidade, além da auditoria especializada.

Texto produzido por Beatriz Yamada e atualizado por Maria Angela Boccara de Paula (2018).

Área do Associado